Tecnologia para frotas: 6 inovações que prometem revolucionar o mercado

A tecnologia para frotas é um assunto que vem sendo bastante discutido já que através dela é possível reinventar os processos internos. Garantindo a máxima eficiência de uma frota de caminhões ou de carros de passeio, por exemplo. 

Nos dias de hoje, o grande desafio das empresas é manter sua competitividade frente ao mercado e por isso, as inovações tecnológicas estão cada vez mais ganhando espaço. No setor de transporte e logística isso não é diferente. 

No Brasil, a gestão de frota inteligente ainda caminha a passos curtos. Contudo, estima-se que nos próximos anos aconteça um crescimento na utilização das tecnologias para frotas. Visto que as empresas estão buscando alternativas para redução de custos e melhorias de desempenho.  

Por isso, separamos para você 6 tecnologias que prometem revolucionar o mercado. Confira! 

Índice: 

  1. Controle Inteligente de Tráfego 
  2. Telemetria Integrada e Telemática 
  3. Tecnologia para Frotas de Veículos Sustentáveis 
  4. Tecnologia para Frota Autônoma 
  5. Câmeras Embarcadas 
  6. Sensores de Pneus 
  7. A Tecnologia para Frotas é uma Grande Aliada na Gestão. 

Controle Inteligente de Tráfego 

Por meio da integração de tecnologias avançadas de monitoramento, análise de dados e comunicação em tempo real, as empresas de transporte podem agora tomar decisões informadas e dinâmicas para melhorar a roteirização, evitar congestionamentos e reduzir significativamente os tempos de entrega.  

Além disso, ao se adaptar às condições do tráfego em constante mudança, o controle inteligente de tráfego não apenas aprimora a produtividade da frota, mas também contribui para uma redução no consumo de combustível e emissões, promovendo uma gestão mais sustentável e alinhada às demandas atuais de responsabilidade ambiental. 

Telemetria Integrada e Telemática 

Com a telemetria é possível coletar dados cruciais como: 

  • Velocidade 
  • Consumo de combustível 
  • Quilometragem 
  • Informações do motor 

As empresas podem monitorar e analisar o comportamento dos motoristas e o estado dos veículos de forma mais eficaz.  

Esses insights não apenas permitem uma manutenção preventiva mais precisa, reduzindo custos operacionais ao prevenir falhas inesperadas, mas também capacitam a otimização das rotas e a melhoria da eficiência geral da frota. 

Tecnologia para Frotas de Veículos Sustentáveis 

A iniciativa para reduzir emissões de carbono e preservar o meio ambiente está ganhando destaque nas empresas.  

Dessa forma, já é considerado a adoção de sistemas para controle de energia, maximizando o uso de fontes renováveis e minimizando o impacto ambiental. Além disso, a adoção de veículos elétricos e híbridos está se tornando comum entre as operações. 

Ao integrar tecnologias como armazenamento de energia avançado e infraestrutura de carregamento inteligente, as empresas estão liderando o caminho para uma frota mais limpa e sustentável, contribuindo para um futuro mais verde para todos. 

Tecnologia para Frota Autônoma 

Os veículos autônomos, ou seja, aqueles que não necessitam de condutores, parecem uma tecnologia para frotas cada vez mais próxima da nossa realidade.  

Caso você tenha pensado que essa tendência seria limitada à carros de passeios, então, você está enganado. 

Já existem alguns casos no Brasil, operando e trazendo benefícios. 

Segundo o site Garagem 360, A VW foi a primeira a apresentar, em 2022, um protótipo de caminhão autônomo nível 2. Na época, o veículo estava em fases de testes, atuando no transporte de cana-de-açúcar do local de colheita para a indústria. O Constellation 31.280 8×4 foi equipado com a tecnologia de direção sem motorista desenvolvida pela Raven. Confira a matéria completa aqui

Além disso, é importante lembrar que a ideia não é substituir o motorista, mas permitir que ele consiga otimizar seu tempo durante a viagem em trechos mais cansativos, por exemplo. 

Câmeras Embarcadas 

O desempenho do transporte rodoviário de cargas é afetado graças às péssimas condições de segurança nas estradas, resultando em elevados índices de roubos e acidentes. Nessas horas é sempre importante possuir um aliado, já que é uma ótima alternativa para esse impasse. 

Através dessa novidade, é possível controlar a frota dos seus veículos por meio das imagens geradas em tempo real. Para isso, é necessário apenas instalar o roteador, as câmeras e ter acesso a uma conexão 3G no mínimo, para garantir o sinal.  

Assim, você terá acesso ao trajeto que foi realizado por seu motorista impossibilitando possíveis fraudes, desvio de cargas e eventuais roubos. O valor para adquirir a tecnologia das câmeras embarcadas é baixíssimo toda vez que revisamos sua relação custo-benefício. 

Sensores de Pneus 

Graças a toda tecnologia desenvolvida para as frotas é possível acompanhar o desempenho não só dos veículos, mas dos seus pneus também.  

O mais interessante que tudo isso é feito de forma online através de dispositivos acoplados em cada uma das rodas. 

Com isso, é possível acompanhar o desempenho de cada pneu avaliando sua pressão, rotação e temperatura. Após todas essas informações o processo de tomada de decisões é muito mais simples de ser feito. Evitando assim, imprevistos durante a viagem ou desgastes que coloquem em risco a segurança do motorista. 

Vale ressaltar que os sensores podem ser utilizados em cada qualquer marca de pneu, além disso, é possível extrair relatórios de eficiência e consumo.  

Todas as inovações tecnologias apresentadas prometem revolucionar o mercado nos próximos anos seja por questões de segurança ao motorista, eficiência dos motores ou redução de custos na frota de veículos. 

A Tecnologia para Frotas é uma Grande Aliada na Gestão. 

A tecnologia para frotas é uma tendência e que veio para ficar, portanto, se você é gestor de frotas permanece com seus olhos bem abertos para esse assunto. Do contrário, sua empresa perderá competitividade no mercado e você deseja justamente o oposto disso. 

Deseja dar um passo na frente da concorrência e utilizar a tecnologia para frotas em seu favor? Confira o que a Sofit pode fazer pela sua empresa. Agende uma demonstração gratuita do nosso sistema e surpreenda-se! 

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.