Software de gerenciamento de frota

Realizar o gerenciamento de uma frota e ao mesmo tempo torná-la sustentável e eficiente não é uma tarefa fácil, pois são muitos os itens que devem ser monitorados. Quando realizada de forma eficiente, porém, a gestão de frotas pode reduzir consideravelmente os gastos com manutenções corretivas e ainda trazer benefícios como maior controle do consumo de combustível e monitoramento dos veículos em tempo real.

Hoje vamos comentar sobre uma nova possibilidade para fazer gerenciamento de frota da melhor maneira possível: a utilização de um software. Continue a leitura e veja algumas melhorias que se pode ter ao implantar esse sistema na sua empresa.

Maior controle operacional

Ao implantar um software para gestão da sua frota, será possível controlar com maior eficiência questões como controle de pneus, consumo de combustível e até a programação para manutenção preventiva. Ao utilizar esse método, pode-se fazer um acompanhamento detalhado de cada veículo separadamente e ainda verificar o desempenho individual de cada motorista.

Controle e redução de gastos

Fazer um controle de custos e conseguir avaliar separadamente todos os gastos de uma frota sem a utilização de um software é uma missão praticamente impossível. Porém, com a utilização dessa tecnologia, a gestão de custos poderá ser realizada por departamento.

Será possível avaliar gastos com combustível, troca de pneus, manutenção preventiva — tudo separadamente por veículo. Com esse tipo de controle, os empresários poderão tomar decisões com muito mais segurança, pois a quantidade de informações possibilita uma análise completa dos processos de trabalho e dos seus devidos custos.

Aumento da vida útil dos veículos

A realização de manutenção preventiva é um dos principais fatores para se aumentar a vida útil de um veículo. Com a utilização de um software específico, as manutenções poderão ser programadas automaticamente no tempo determinado. Ao manter as manutenções preventivas em dia, além de se economizar com manutenção corretiva, diminui-se o risco de acidentes de trânsito, que poderiam trazer prejuízos irreparáveis para empresa e principalmente para funcionários e seus familiares.

Monitoramento do uso da frota

É muito comum, em empresas que não contam com um sistema de gerenciamento de frotas, que alguns funcionários passem a utilizar os veículos da empresa para fins próprios ou até mesmo para realizar “serviços extras”. Práticas como essas podem resultar em prejuízos não identificados para a empresa. Por isso, é preciso ficar atento aos funcionários para evitar esse tipo de situação. Com a utilização de um software, uma rota pode ser programada antecipadamente e assim é possível ter um controle mais eficaz ao comparar a quilometragem programada com o real.

Com o avanço da tecnologia e com as facilidades que ela proporciona, é inevitável a utilização desses meios para otimizar os processos de trabalho e também o controle de despesas de uma empresa. Para o gerenciamento de frota não poderia ser diferente. Antes de qualquer coisa, é importante avaliar a necessidade e os benefícios da utilização de um software para realizar a gestão de uma frota.

Quer saber mais sobre como implantar um gerenciamento de frota na sua empresa? Entre em contato conosco pelo nosso site!