Quem é gestor de frotas ou está à frente de uma empresa que trabalha com transporte de diversos produtos precisa ficar atento a várias situações de mercado, mas também a contextos sobre como lidar melhor com seus colaboradores e extrair o melhor de sua equipe. A otimização e a boa produtividade são expressões que não podem ficar só no planejamento da empresa, mas devem fazer parte da rotina do trabalho, e é por isso que o líder do empreendimento precisa estar preparado para enfrentar os desafios da profissão.

Mas quais são as competências que o gestor de frotas precisa demonstrar? Veja algumas dicas para conquistar ótimos resultados com sua equipe e se destacar muito mais na carreira.

Seja organizado

A organização é um dos pontos altos em qualquer trabalho de gestão, pois ela vai lhe oferecer a chance de gerir apropriadamente seu tempo e as respectivas tarefas que deve cumprir, tudo no tempo adequado, sem atrasos ou prorrogações. A organização do espaço físico de trabalho também é importante, de forma que não haja dificuldades para encontrar documentos e itens que sejam necessários para o bom andamento da atividade gestora.

Crie motivação na equipe

Um bom líder sempre encontra maneiras de motivar sua equipe para que não existam quedas na produtividade e de modo que se alcancem os resultados planejados e esperados. Sabe-se que um grupo de funcionários motivados trabalha com mais empenho e com mais satisfação. O gestor deve ter a capacidade de gerar entusiasmo, seja com bons relacionamentos, promoções ou outros tipos de incentivos.

Conheça seu meio de atuação

Quem vai tomar decisões relevantes sobre a frota, rotas, carregamentos e tudo o mais que diz respeito à atividade logística precisa não só estudar o mercado e suas sazonalidades, mas também ter a profundidade de conhecimentos sobre o seu meio de atuação. O gestor de frotas deve ser um profissional antenado com as novidades da área, se atualizando constantemente, participar de cursos, assistir palestras, ler livros e notícias, a fim de criar base para um progresso constante.

Tenha resiliência emocional

Quem está à frente de tanta responsabilidade, deve ter sensibilidade para analisar os eventuais conflitos entre funcionários ou cenários de pouca harmonia e ter a capacidade para solucionar esses conflitos. Ele precisa ainda saber como operar no mesmo nível e produção  em situações de pressão, com capacidade de análise capaz de afastar problemas e superar os riscos.

Comunique-se bem

Uma das piores coisas que pode acontecer no ambiente de trabalho é que tarefas e operações sejam feitas de maneira errada ou até não sejam cumpridas por causa de ruídos existentes na comunicação interna. O gestor precisa ser objetivo e claro em suas determinações, não deixando dúvidas em seus comandados, principalmente nos eventos mais críticos e que precisem ser resolvidos com agilidade e precisão. Assim, o retrabalho e a perda de tempo serão evitados.

Tenha todos os dados da empresa em mãos

É essencial que o gestor de frotas tome decisões certeiras sobre os transportes e a logística de produtos, e para isso ele precisa ter dados precisos com rapidez ao seu alcance. Portanto, vale a pena investir em um sistema automatizado para o monitoramento e gestão dos veículos da frota, podendo prever gastos, localizar os carros, gerir a disponibilidade de cada veículo e planejar as melhores rotas. Com os relatórios gerados pelo software, ficará bem mais fácil verificar os resultados e fazer a gestão da frota. Deve-se fazer de tudo para reunir a maior quantidade de dados possível sobre os veículos.

Se você desenvolver essas características dentro de seu espaço de trabalho, vai certamente ter uma produtividade muito maior e será valorizado pelo dono do negócio. Você possui algumas dessas características? Acha que alguma competência importante ficou de fora? Compartilhe sua opinião deixando seu comentário!

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do e-book 7 competências essenciais do gestor de frota, que detalha ainda mais os desafios desse profissional.

Baixar e-book 7 competências essenciais do gestor de frotas

1 responder

Os comentários estão fechados.