Gestão de Frotas: como saber a hora de trocar o veículo

Dimensionamento de frotas: o que é e como aplicar?

Aumentar a produtividade é, sem dúvidas, um dos grandes desafios diários dos gestores de frota. Mas você sabia que é possível alcançar este objetivo através do dimensionamento de frotas?

Imagine um volume mensal X de carga a ser transportada. 

Como você decide quais veículos participarão da operação, quantos e qual a média de quilometragem para atender a essa demanda?

É por isso que pensar no dimensionamento de frotas é tão importante. Essa é a segurança que você terá para criar resoluções para problemas como este, citado acima.

No artigo de hoje, vamos fazer um apanhado geral sobre dimensionamento de frotas e mostrar como você deve proceder. Acompanhe!

Afinal, que procedimentos envolvem o dimensionamento da frota?

Chamamos de dimensionamento de frota o processo que envolve o planejamento e otimização ligada ao transporte durante um determinado período.

Gestores de frota dimensionam a frota quando precisam, por exemplo, determinar quantos veículos são necessários para cada operação.

O objetivo é sempre o mesmo: aumentar a produtividade e reduzir custos relativos à movimentação de cargas.

Abaixo, listamos algumas atividades referentes ao dimensionamento da frota que fazem parte do planejamento de todo gestor:

  • Identificação da capacidade e carga máxima que cada um dos veículos da sua frota conseguem transportar;
  • Determinar a demanda mensal de cargas que a sua empresa consegue suportar;
  • Identificar o número de viagens mensais que os seus veículos fazem;
  • Análise das rotas, considerando as condições da estrada e tipos de veículos;
  • Avaliação e controle do tempo de cargas e descarga, descanso dos motoristas e outras questões envolvendo a sua operação;
  • Controle das especificações técnicas de cada veículo da sua frota.

Por que o dimensionamento de frota é tão importante?

Dimensionar a frota é importante, pois permite que o gestor tenha uma visão geral de cada elemento da sua operação: capacidade, dimensão e velocidade.

A organização das tarefas que envolvem o dimensionamento da frota garantem mais eficiência para a sua operação e evitam que seus veículos fiquem ociosos ou sejam prejudicados por falta de planejamento.

O levantamento para o dimensionamento da frota ajuda a saber, por exemplo, quantos veículos são necessários na operação e qual a média de quilometragem para atender a demanda.

Confira abaixo outras vantagens desse processo:

Facilita a tomada de decisões estratégicas

Conhecer os seus veículos e a capacidade da sua operação é fundamental para o gestor que precisa tomar decisões estratégicas o tempo todo e definir parâmetros de melhorias.

Assim, dimensionar a frota vai dar suporte quando você precisar determinar quantos veículos são necessários para atender a um novo cliente e aumentar a sua receita, sem interferir na produtividade, por exemplo.

Reduz riscos de acidentes

Muitas vezes, acidentes podem ser evitados por um planejamento simples. Quando os seus colaboradores não têm parâmetros, mas têm metas a cumprir, eles irão dar um jeito de realizar o serviço, sem se preocupar com a segurança.

Ao catalogar os seus veículos e ter em mãos especificações técnicas, você evita incidentes ocasionados pelo excesso de carga e evita com que veículos maiores transitem por rotas em estradas sem nenhum suporte.

Traz agilidade para a operação de transporte

Através de uma análise de rotas precisa é possível ganhar mais tempo e produtividade para as suas operações de transporte. 

Além disso, dimensionar as condições das estradas e os trajetos que são mais indicados para os seus tipos de veículos são atividades que, quando sempre atualizadas, proporcionam mais agilidade para as suas entregas e movimentações.

Otimiza o cálculo da quantidade de viagens

Calcular a quantidade de viagens que a sua operação é capaz de realizar por dia fornece para gestores de frota parâmetros e dados que podem ser acessados na hora da tomada de decisão pelo aumento da frota, por exemplo. 

Proporciona a redução de custos

A partir das tarefas de dimensionamento, é possível otimizar os custos relativos à manutenção. Ao determinar os veículos mais adequados para cada tipo de operação, você consegue evitar imprevistos e manter a integridade da sua frota.

Quando investir em novos veículos?

O dimensionamento de frotas fornece indicadores para o gestor verificar a necessidade de aquisição de novos veículos. 

Assim, quando você verificar que os cálculos não fazem mais sentido e que a sua frota atual não está conseguindo atender a demanda mensal, pode estar na hora de adquirir novos veículos.

Exemplo prático: dimensionamento de frota em ação!

O cálculo do dimensionamento de frota é simples, você precisa saber a demanda mensal e dividir esse número pela quantidade de cargas que serão transportadas por mês:

DEMANDA MENSAL/QUANTIDADE DE CARGA TRANSPORTADA (MÊS) = NÚMERO DE VEÍCULOS NECESSÁRIOS

O levantamento de informações para dar suporte ao cálculo base de dimensionamento da frota é amplo e envolve:

  • Catalogar as especificações técnicas de cada modelo de veículo da frota;
  • Identificar a capacidade máxima da carga que cada um dos veículos pode transportar;
  • Definir a demanda mensal de atendimento, com base no cálculo do número de viagens que cada veículo faz por mês;
  • Controlar o tempo de carga e descarga, além de descanso e refeições dos condutores.

Para entender melhor, considere os fatores que influenciam na equação:

Conheça os seus veículos

Para começar, é necessário que o gestor de frota conheça e documente as características dos veículos da empresa.

Características como capacidade máxima de carga, dimensões, velocidade máxima e quantidade de passageiros devem ser conhecidas e catalogadas, seja em planilhas ou com o auxílio de um software de gestão de frotas.

Com isso, o gestor consegue equilibrar as demandas e pode responder com mais precisão as demandas da operação.

Entenda as demandas da sua empresa

Qual demanda você consegue atender com a sua frota atual trabalhando na capacidade máxima? Para responder a esta pergunta é preciso entender o dia a dia da sua operação.

Consulte registros mensais, relatórios e converse com os colaboradores. Nesta etapa do dimensionamento de frotas é necessário conhecer dados como o número de viagens realizadas, cargas que foram movimentadas, além das entregas realizadas e pendentes, por exemplo.

Estude as rotas

Dados como pedágios, condições das estradas e velocidade média são levantados através do planejamento de rotas e compõem o dimensionamento de frotas. 

Dessa forma, as informações garantem que o seu fluxo de operação corra bem, além de contribuir para evitar acidentes e imprevistos, o nosso próximo ponto.

Considere imprevistos

Mesmo com um planejamento, imprevistos acontecem, logo, é preciso considerá-los. 

Entretanto, você não precisa ser pego de surpresa. É por isso que os cálculos devem ser feitos sempre com uma margem de segurança.

Como dimensionar quantos veículos são necessários para atender a uma demanda?

Para exemplificar, imagine que você precisa determinar quantas viagens são necessárias por mês e quantos caminhões serão necessários para atender a uma demanda de transporte.

Para isso, é preciso descobrir o número de caminhões de que precisa e a quilometragem média por mês que cada um vai percorrer. 

O cálculo envolve 3 variáveis :

  • Variáveis de Veículo;
  • de Carga;
  • e Operacionais;

Para solucionar esse problema, é preciso calcular o peso total do veículo. O segundo passo é realizar o cálculo da carga útil do caminhão. Por último, você precisa calcular a quantidade de viagens mensais necessárias. 

Conte com a Sofit para dimensionar a sua frota!

Quando você pensa em dimensionamento de frota, está pensando, na verdade, em ações que contribuem com a execução de tarefas do transportador. Um software de gestão de frotas pode ser o seu melhor amigo, neste caso. 

Conheça a Sofit e tenha um grande aliado no seu processo de dimensionamento de frotas!

O que achou do nosso artigo? Continue acompanhando os nossos conteúdos, receba materiais gratuitos e seja avisado sobre os nossos cursos e webinars. É só se cadastrar na nossa newsletter!

O site da Sofit
está de cara nova!

Agora contamos com um portal exclusivo, com conteúdos completos para você, gestor(a) de frota!
 
Ah, e fique tranquilo! Você ainda poderá conhecer mais sobre o sistema da Sofit e entender como digitalizar a sua gestão de frotas.