Em uma frota de veículos não faltam elementos a serem observados e compreendidos para que seja possível desenvolver políticas empresariais mais eficientes. Um desses itens é o controle de combustível da frota — elemento essencial para as atividades de uma empresa desse ramo e responsável por boa parte dos gastos com as atividades da companhia. Mesmo com a constante variação do preço do combustível, é possível estabelecer métodos que melhoram a gestão desse insumo, tornando a atividade mais eficiente e barata.

Entender todos os aspectos de um negócio e suas necessidades é um ótimo começo para desenvolver um trabalho administrativo bem-sucedido. Neste artigo separamos algumas dicas que irão melhorar o controle de combustível da sua frota tornando a atividade mais eficiente e econômica. Confira a seguir o que temos a dizer!

Para uma melhoria no controle de combustível, é necessário entender que para alcançá-la, há alguns pontos que estão envolvidos diretamente mas geram impactos indiretos no consumo do veículos. Assim, seguem as dicas:

Manutenção preventiva

Um veículo que não está em boas condições gasta mais combustível e demanda manutenção. Estabelecer um cronograma de manutenção preventiva dos veículos de uma frota permite que se tenha sempre a mecânica em ordem e em bom funcionamento. Com isso, é possível reduzir os gastos com combustíveis. Por isso, fique atento ao trabalho dos motoristas e aos cuidados com os carros — e faça manutenções sempre que o seu cronograma indicar!

Pneus

Os detalhes podem fazer a diferença na hora de gerar economia para a sua empresa. Um pneu com o nível de pressão errado pode aumentar o gasto de combustível de um veículo, pois a pressão insuficiente aumenta a resistência e obriga os motores trabalharem mais. E é claro, há economia ao aumentar a vida útil dos pneus. Uma dica para garantir esse controle é sempre exigir dos motoristas que confiram a pressão dos pneus e a adequar, quando necessário.

Baixe nosso e-book: Guia Definitivo para o Controle de Pneus

Controle de peso

Quanto maior for o peso de uma carga maior será o gasto com combustível. Estimativas apontam que a cada 100 libras de peso adicional a eficiência do combustível cai em 2%. Determinar padrões e quantidade máxima de peso que um veículo pode carregar é uma forma de controlar o gasto de combustíveis da sua frota. Faça essa exigência e fiscalize o seu cumprimento!

Planejamento de rotas

Quanto maior a distância percorrida, maior será o gasto com combustível. Essa é uma matemática simples, mas que pode vir a ser mais complexa se forem levadas em conta as possibilidades de engarrafamento, a quantidade de sinais, blitzes e demais fatores inerentes ao trânsito. Portanto, estabelecer rotas e planejar cuidadosamente as viagens ajuda a prever os percalços, reduzir a distância percorrida e melhorar a gestão de combustível da frota.

Use a tecnologia para o controle de combustível

É possível encontrar no mercado softwares que auxiliam na gestão de uma frota. Esses sistemas permitem reunir informações sobre as atividades de uma empresa, atuação dos motoristas e colaboradores, controlar o desgaste e a necessidade de manutenção dos veículos, definir rotas e ter uma noção exata dos gastos — sobretudo com combustível. Com isso, fica mais fácil tomar as decisões, planejar o trabalho e reduzir as suas despesas.

O que você tem feito para reduzir os gastos e melhorar a gestão de combustível da frota? Já pensou em implantar alguma dessas dicas em sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe suas dúvidas e opiniões sobre o assunto!

1 responder

Os comentários estão fechados.