Será que a velocidade que o veículo anda tem influência no gasto de combustível? Andar mais rápido ou mais devagar pode fazer você gastar mais ou menos com abastecimento?

A resposta para essas dúvidas é uma só:

SIM, quanto mais rápido o veículo roda, mais combustível ele gasta.

São vários os fatores que influenciam o nível de combustível gasto pelo veículo – e a velocidade é um dos principais.

A explicação está na física

Mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é usada na superação do arrasto aerodinâmico. Ao pisar fundo no acelerador, você aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível.

Para entender, basta fazer a seguinte comparação: se você caminha devagar, vai gastar pouca energia. Agora, se sair correndo, seu corpo fará muito mais esforço e, por consequência, exigirá mais energia. No caso dos veículos, a energia é o combustível.

A cada km que o veículo roda acima de 88 km/h, o consumo de combustível tem um aumento de 1%. 

Faça as contas:

Se o caminhão faz uma média de 3,36 km por litro à 88 km/h, passará para 2,95 km por litro à 100 km/h, e 2,62 km por litro à 110 km/h. Colocando na ponta do lápis, você terá um aumento de 12% a 100 km/h e de 22% a 110 km/h nos gastos com combustível.

Velocidade ideal para economizar combustível

Especialistas apontam que para poupar gasolina, o ideal é manter uma velocidade constante entre 40 km/h e 70 km/h, na quinta marcha e no terreno plano. Mas além da inclinação, outro fator que pode contribuir para o aumento
do combustível é o movimento da estrada, já que mudar de velocidade a todo o momento gasta mais combustível.