Notebook com relatório de veículos

A sua política de frotas prevê desconto em folha?

Quando bem estruturada e aprovada pelo RH ou por algum comitê interno, essa cláusula pode evitar contratempos, evitando custos não previstos com sinistros e multas, por exemplo.

Assim, cabe ao gestor de frotas a missão de analisar a política da frota, para estipular percentuais e detalhar o que será descontado para evitar possíveis processos trabalhistas.

No artigo de hoje, a Sofit mostra como estabelecer o desconto em folha na sua política de frotas e como a tecnologia auxilia na automação e te ajuda a evitar erros.

Continue lendo!

Como funciona o desconto em folha para empresas de frota?

Empresas de frota geralmente mantêm veículos registrados em nome de pessoa jurídica.

Elas confiam a utilização aos seus colaboradores – pessoa física – para a realização das atividades vinculadas à função.

Mas o que acontece caso o funcionário viole alguma lei de trânsito ou provoque algum acidente em posse do veículo?

Quem deve pagar pelo prejuízo?

Em caso de multas, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê que a empresa pode indicar o motorista infrator. Dessa forma, ele será penalizado com os pontos na carteira conforme o tipo de infração. 

Entretanto, essa indicação depende do consentimento do motorista.

Dessa forma, empresas de transporte podem esbarrar em questões legais que restringem o desconto em folha e a decisão fica por conta do Poder Judiciário.

Além disso, conforme o Artigo 462 da CLT, é vedado qualquer desconto em folha, salvo em caso de acordo coletivo. 

Por essas razões, essa cláusula deve estar prevista em contrato e nas normas internas da sua empresa de forma detalhada.

Principais problemas na aplicação do desconto em folha

Como observamos, o desconto em folha depende de questões legais, mas também de uma política de frotas clara e detalhada, com o indicativo do desconto no contrato firmado com o motorista.

Ainda assim, não é raro que empresas tenham problemas com essas questões. Os casos de maior recorrência são com aquelas que ainda utilizam um sistema manual de desconto e também com gestores que desconhecem a lei.

Por exemplo, os descontos em folha não podem ultrapassar 30% do salário dos motoristas. Para esses casos, existe a possibilidade de parcelamento. Alguns sistemas de gestão podem automatizar todo esse processo.

Da mesma forma, note que é importante que a sua empresa tenha um total controle sobre o motorista que estava em posse do veículo no momento da infração ou sinistro. 

Assim, sistemas de rastreamento com identificação ou um controle de entradas e saídas automatizado garantem as provas necessárias, em caso da necessidade de esclarecimentos. 

Por que é importante garantir o desconto em folha na sua política de frotas?

Caso você não indique o motorista infrator, a punibilidade será imposta à empresa, assim como todos os custos, multiplicado pelo número de infrações similares no período de 12 meses.

Assim, além de evitar possíveis impasses trabalhistas, existem algumas razões pelas quais o desconto em folha deve estar previsto na política de frotas da sua empresa.

Confira abaixo:

  • Porque ele acaba com o sentimento de “impunidade” que os funcionários criam quando recebem uma multa ou se envolvem em um sinistro e a empresa arca com todos os custos;
  • Ao perceber que a empresa está descontando do seu salário, o funcionário passa a cuidar mais do veículo e muda o seu comportamento;
  • A redução de custos com depreciação, desgaste e consumo de combustível é uma consequência positiva da mudança de postura do condutor.
  • Ao mudar o comportamento do condutor a sua vida também passa a correr menos riscos.
  • Com a adoção do desconto em folha, o nome da empresa não fica exposto por ter maus condutores no trânsito.

Como um sistema de gestão pode automatizar o desconto em folha dos seus funcionários?

Como observamos, é de extrema importância que todo o processo de verificação e consolidação das informações estejam organizados para evitar erros.

Para isso acontecer, nada melhor do que um sistema que possa fazer tudo de forma automática, sem intervenção humana e sem CTRL+C, CTRL+V em planilhas de Excel.

Além disso, confira outras funcionalidades que um sistema pode garantir no processo do desconto em folha dos seus colaboradores:

  • Atribuição automática das multas e sinistros ao condutor
  • Somatório dos débitos
  • Possibilidade do parcelamento da “dívida” do funcionário
  • Acompanhamento do histórico de custo recuperado pela empresa

A Sofit auxilia no processo do desconto em folha

Empresas que possuem um sistema automatizado para desconto em folha geralmente experimentam redução de custos significativas, além de incentivar o bom comportamento dos seus motoristas e a preservação das suas vidas.

A Sofit oferece todo o suporte e automação necessários para um processo de desconto em folha, seguro e organizado e que já auxilia diversas empresas na missão de reduzir custos com multas e sinistros.

Conte com a gente caso precise otimizar o seu processo de desconto em folha. É só entrar em contato com um dos nossos consultores e tirar as suas dúvidas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *