Cuidados na estrada para evitar acidentes

Mais um ano chegando ao fim, outro começando e, quem trabalha na estrada, sabe que essa é uma época crítica, em que o movimento de veículos aumenta consideravelmente. E aumento de movimentação na estrada deve ser sinônimo de aumento de atenção. Separamos alguns cuidados básicos para que sua frota rode com segurança nesse período. Confira:

Esteja com a manutenção em dia

Esse é um cuidado que se deve ter o ano inteiro. Porém, com o grande movimento na estrada, é imprescindível estar em dia com a manutenção. Isso porque, em caso de alguma falha mecânica, por terem mais veículos rodando juntos, o risco de acidente é muito maior. Além disso, essa é uma época em que muitos profissionais e mecânicas não estão trabalhando, dificultando o conserto do veículo em caso de uma manutenção urgente. Então, faça tudo o que estiver a seu alcance para prevenir e evitar que os veículos de sua frota tenham alguma falha na estrada.

Sugerimos que você leia nosso Guia sobre Manutenção Preventiva na Gestão de Frotas para entender a importância desse processo e aprender dicas importantes sobre como realizá-lo.  

Conscientize os motoristas

Os motoristas precisam estar bem informados e treinados quanto aos cuidados que eles precisam tomar na estrada durante esse período de maior movimentação. Duas questões principais devem ser abordadas:

  • Bebida alcoólica: essa é uma época de festas, em que todos estão celebrando. É necessário alertar os motoristas sobre os imensos riscos de se dirigir depois de beber. Isso vale especialmente para aqueles que levam os veículos para casa, e vão encontrar seus familiares brindando e comemorando. Informe a eles as responsabilidades que terão que arcar caso aconteça algo e eles tenham ingerido bebida alcoólica. Não é só a vida deles que está em risco, mas também as das outras pessoas que estão na estrada junto com eles.
  • Direção defensiva: uma das grandes reclamações dos motoristas nessa época é que eles precisam dividir a estrada com outros motoristas menos experientes que eles. É fato: os motoristas de verão estão bem menos acostumados a viajar do que os motoristas de sua frota. Em muitos casos, os outros viajantes não possuem conhecimento suficiente para entender as limitações e o comportamento de um veículo pesado, por exemplo. Por isso, é importante redobrar a atenção nessa época, adotando uma postura defensiva, tentando prever e evitar possíveis acidentes.

Para lhe orientar quanto às melhores formas de tratar essas questões, indicamos a leitura dos seguintes materiais:

Fique atento aos sinais do veículo

Com um trânsito mais intenso, o veículo acaba trabalhando mais. Seja por ter que manobrar mais, ou por ficar mais tempo parado no congestionamento, isso acaba forçando o motor. Por isso, nessa época, mesmo os veículos com manutenção em dia, podem sofrer um desgaste maior em um período menor de tempo. Nesse sentido, é fundamental ficar atento aos sinais que o veículo envia. Barulhos estranhos, dificuldade para executar uma função ou mesmo cheiros e fumaças muito diferentes dos normais devem ser investigados o quanto antes. Afinal, você não quer que o motorista descubra o motivo daquele som esquisito no freio, bem no meio da estrada, quando o veículo não conseguir parar.

Aí vão algumas dicas:

Mais dicas:

E complementando todas essas orientações, reforce seus conhecimentos lendo o post “3 formas de reduzir acidentes por meio da Gestão de Frotas”.

Esperamos que essas informações possam ajudar em sua Gestão de Frota nesse final de ano, para que suas operações sejam executadas com muita segurança e eficiência.