Como deixar sua frota ecológica

Nos últimos anos o meio ambiente se tornou o centro de diversas discussões. A necessidade de investir em métodos sustentáveis para garantir o bem-estar social deixou de ser um objeto de estudos para passar a pautar o planejamento empresarial e a relação das pessoas com o mundo a sua volta. No centro dessa questão estão os veículos automotivos e o seu potencial poluente. Sendo assim, buscando minimizar esse impacto ambiental as empresas têm optado pelas frotas ecológicas.

Quer saber como é possível transformar sua frota atual em um modelo ecológico? Descubra a seguir como modernizar os seus veículos e desenvolver um trabalho mais sustentável!

Por que ter uma frota mais ecológica?

Além de aproximar os empreendimentos de um modelo mais sustentável, as frotas ecológicas também geram uma série de benefícios aos negócios. Empresas ambientalmente responsáveis tendem a ter mais facilidade em conseguir incentivos fiscais e financiamentos públicos. Além disso, a adoção de novas práticas de gestão garantem economia nas atividades diárias. E não se esqueça, também, de todo o potencial mercadológico que essa atitude pode originar.

Atenção aos pneus

Os combustíveis tradicionais são considerados grandes poluentes. Eles também são responsáveis por boa parte dos gastos de uma frota. Por isso, nada melhor do que tomar providências no sentido de reduzir o consumo dos combustíveis e ainda diminuir o lançamento de gases na atmosfera. Uma excelente alternativa para isso é sempre calibrar corretamente os pneus, para reduzir o atrito com a pista, o que ajuda a poupar no consumo de combustível e aumenta a segurança do veículo.

Controle o consumo

A emissão de gases na atmosfera sempre será um ponto a ser discutido em debates ambientais, quando o assunto for os veículos automotivos — já que o grande responsável por essa emissão é a queima do combustível. Nesse sentido, controlar e reduzir o consumo de gasolina, etanol ou diesel garante um trabalho mais sustentável e uma grande economia de recursos a cada mês. Mas para realizar esse controle é preciso antes fazer estimativas de abastecimento, planejar o consumo e educar os motoristas quanto ao gasto de combustível.

Planeje as suas rotas

Circular por ruas, avenidas e rodovias, às vezes, gera alguns imprevistos. O tráfego muda de tempos em tempos, semáforos atrasam as viagens e acidentes podem acontecer. Esse tipo de situação pode aumentar o desgaste do veículo, a depreciação dos pneus e o consumo de combustível. Por isso, é importante adotar um sistema de rastreamento por GPS, ajudando a planejar a rota — e possibilitando sua alteração em casos de imprevistos — e, ainda, controlar a quilometragem dos veículos. Tudo isso contribui para que se tenha um trabalho mais eficiente e com menos desgastes.

Eduque seus motoristas

A má calibragem dos pneus, a escolha por rotas mais longas, a falta de revisão e o excesso de peso são fatores que aumentam o consumo de combustível e a depreciação do veículo. Além disso, dirigir em alta velocidade e realizar freadas violentas reduzem bastante a eficiência do combustível. Dessa forma, uma simples mudança de postura dos condutores dos carros, caminhonetes e caminhões pode contribuir para uma frota mais ecológica e eficiente.

Invista em tecnologia

Todas as dicas anteriores exigem que a empresa tenha um bom controle da sua frota e de seus condutores. Para que isso seja possível, existem softwares para gestão de manutenção de frotas que contribuem para que a companhia possa ter uma frota ecológica. Esses programas auxiliam no controle de combustíveis e pneus, na manutenção dos veículos e até em aspectos mais burocráticos — como os documentos dos carros e o funcionamento de portarias. Portanto, utilize essa tecnologia e tenha uma gestão profissional da sua frota!

Já sabe como sua frota pode se tornar mais sustentável? Como pretende usar essas dicas em sua empresa? Compartilhe conosco suas opiniões!