Saber como economizar gasolina faz parte da gestão de qualquer empresa que busca minimizar seus gastos sem precisar diminuir sua produtividade. Isso fica ainda mais proveitoso quando levamos em conta a quantidade de investimento que é direcionado para o consumo de gasolina quando nos referimos a uma frota com uma grande quantidade de automóveis.

Por causa disso, entender as melhores maneiras para economizar combustível de sua frota deve fazer parte da gestão de qualquer empreendedor que procura levar a produtividade de seus veículos a um novo nível.

É pensando nessa necessidade que nós decidimos preparar um artigo completo para que você confira as 7 dicas infalíveis sobre como economizar gasolina nos veículos de sua frota sem precisar diminuir sua produtividade. Por isso, continue a leitura para conferir e multiplicar os resultados financeiros de sua frota.

1. Acompanhe a calibragem dos pneus

Não resta dúvidas que manter a manutenção dos seus pneus em dia é o primeiro passo para garantir não apenas a segurança de seus veículos, mas também contribui para uma maior economia de gasolina. Isso porque pneus calibrados de forma errada possuem influência direta no consumo do combustível, chegando a um valor de até 20% do consumo. Por isso, mantenha uma atençãoespecial para manter a calibragem entre um período a cada 15 dias de acordo com as orientações das montadoras para economizar gasolina e ainda otimizar seu funcionamento.

2. Pneus mais leves são mais econômicos

O peso do carro é uma influência direta no consumo do combustível, incluindo o peso dos próprios pneus. Isso mesmo! Um carro com pneus mais pesados vai precisar de uma aceleração ainda maior para poder se movimentar. A lógica é simples: quanto mais pesado, mais o veículo vai consumir para se movimentar. Portanto, é importante que você prefira pneus mais leves para garantir uma economia no consumo da gasolina de todos os veículos de sua frota.

3. Rodas alinhadas e balanceadas

Manter umaatenção especial para a aerodinâmica do carro é o papel fundamental de qualquer gestor que procura multiplicar a produtividade e saber como economizar gasolina de sua frota. Um veículo com rodas alinhadas produz um funcionamento muito superior do que um veículo fora de harmonia, no qual é importante que as rodas girem como um conjunto. Logo, mantenha o funcionamento de suas rodas alinhadas para economizar ainda mais combustível.

4. Faça o rodízio de seus pneus

Equilibrar o uso dos pneus também é um dos fatores que impactam diretamente no consumo de energia necessária para que o veículo funcione a todo vapor. Apesar de parecer simples, o rodízio dos pneus permite equilibrar o desgaste do conjunto de forma em que contribui para uma redução significativa na necessidade de manutenção em cada um desses componentes. Além de diminuir o gasto de combustível, ainda vai contribuir para otimizar e diminuir os gastos na hora de realizar o controle dos pneus da sua frota.

5. Mantenha a revisão em dia

Manter a saúde dos componentes de sua frota é o primeiro passo para garantir que os veículos sempre estejam disponíveis para realizar suas operações quando precisar. Além de contribuir para uma maior produtividade, manter a revisão em dia colabora para uma redução significativa do combustível, visto que uma frota que apresenta problemas funcionais em seu motor, pneus ou outros componentes com frequência, acaba por demandar muito mais energia e, consequentemente, mais combustível.

6. Mensure o consumo de combustível dos veículos da sua empresa

Conhecer como anda o consumo de todas as etapas de sua frota é de extrema importância para uma redução nos gastos de seus veículos. Compare gastos, operações, veículos mais econômicos e rotas inteligentes para construir uma abordagem eficiente na hora de planejar o consumo de combustível dos veículos da sua frota sem precisar diminuir sua produtividade cortando operações ou a quantidade de componentes em sua empresa.

7. Use a tecnologia a seu favor

Apesar destas várias maneiras, muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre como economizar gasolina nos veículos de sua frota. A tecnologia, por exemplo, tem contribuído imensamente para que muitos gestores otimizem o consumo de sua frota por meio de uma maneira eficiente para controlar seus gastos: um sistema de gestão de frotas completo.

Utilizado para reunir os dados de todos os componentes que fazem parte da gestão de seus veículos, esse tipo de plataforma funciona como um índice do controle da sua frota de uma maneira muito mais fácil, prática e barata, permitindo assim uma maior economia para o seu negócio.

Já imaginou entender como economizar gasolina pode fazer com que sua empresa multiplique sua produtividade ao mesmo tempo que otimiza seus gastos com combustível? Seguir essas dicas já utilizadas por várias empresas que levaram a gestão de suas frotas a um novo nível vai contribuir imensamente para que você economize muito mais na hora de colocar em prática o consumo mensal de gasolina.

Quer aprender como economizar ainda mais a gasolina de seus veículos? Baixe agora nosso kit de economia de combustível e confira tudo que você precisa saber para levar a gestão de sua frota a economizar ainda mais gasolina.