Gestão de custos da frota

Já não é novidade que o Brasil vem passando por um momento econômico complicado, o que leva as empresas a terem um pouco mais de atenção com a sua saúde financeira. A gestão de custos é parte importante em qualquer boa administração e deve ser feita constantemente. Esse controle pode, e deve, ser feito em todos os setores de uma companhia, inclusive na sua frota de veículos.

Estabelecer uma boa gestão de custos em seu negócio é criar mecanismos que permitem conhecer a fundo o seu negócio. Afinal, essas informações são de grande importância para entender as despesas que são geradas com a sua atividade e, com isso, facilitar os processos administrativos; além, é claro, de fornecer o subsídio necessário para que você possa determinar quanto investe na realização de um serviço e qual o melhor valor a ser cobrado.

Continue lendo o post de hoje e saiba como começar o ano com uma boa gestão de custos da frota:

Como fazer uma boa gestão de custos?

Organização, análise e disciplina são pontos-chaves para quem deseja manter a saúde financeira da empresa. Isso porque todos os procedimentos financeiros precisam ser avaliados constantemente, o que envolve o detalhamento em planilhas e a manutenção de registros de atividades. E, para não se perder em meio a essa quantidade de informações, é necessário manter tudo organizado para que elas possam auxiliar nas tomadas de decisão.

O resultado desse trabalho será a redução de custos e, consequentemente, o aumento dos lucros. Além disso, quanto mais informação se obtém, melhor é para estabelecer planejamentos, definir rumos e aumentar a competitividade da empresa no mercado,  o que é essencial no momento que o país vive.

Fique atento à administração da frota

Gerir uma frota não é fácil. Além dos funcionários, ainda é necessário fazer a gestão dos veículos, como motos, carros, vans, caminhões e outros. E esse maquinário, seja no transporte de cargas ou na prestação de serviço, gera custos para empresa. A análise dessa informação é importante para que a operação seja otimizada e os lucros, potencializados.

Os custos relacionados a essa atividade envolvem a manutenção dos veículos, combustível, pneus, peças de reposição, limpeza, pagamento dos funcionários, segurança e rastreamento, seguro, entre vários outros. A variedade de custos dificulta o seu controle, mas é necessário realizá-lo para evitar prejuízos.

Existem ferramentas para ajudar nesse processo?

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é administração de um negócio. Hoje é possível encontrar diversos softwares que irão te ajudar nos mais variados processos de gestão, inclusive no controle e na redução dos seus custos. Existem, inclusive, programas destinados exclusivamente para o gerenciamento de frotas.

Com esses softwares, e uma política de gestão de custos eficiente, dá para reduzir em até 20% os gastos com a manutenção de uma frota. Dessa forma é possível aumentar a disponibilidade da frota, controlar o uso de combustível, identificar o custo por quilômetro rodado, reduzir o consumo de pneu e estabelecer uma visão total dos seus gastos.

Quer saber mais como um software pode te ajudar na gestão de custos da sua frota? Entre em contato com a nossa equipe e tire as suas dúvidas.