mitos sobre a planilha de controle de frota

Já aconteceu com todo mundo e aposto que já aconteceu com você: no meio da produção de um documento, o computador trava, você tem que reiniciá-lo e acaba perdendo muito do que já tinha escrito anteriormente. Resultado: tempo gasto com retrabalho e acúmulo de tarefas.

Por essa e por outras, que o uso de sistemas online é tão mais seguro e eficiente. O software online de Controle de Frota da Sofit, por exemplo, além de dar mais agilidade ao seu trabalho de mensuração e análise dos dados, tem toda a segurança de guardar as informações na web.

Por que as empresas ainda usam planilhas de controle de frota?

Se você faz parte desse grupo de pessoas que ainda têm dúvidas sobre as vantagens do sistema on-line, nós separamos três motivos pelos quais as pessoas dizem que ainda usam planilha em sua gestão de frotas, e vamos rebater cada um deles:

 1. “Usar planilha é mais barato”

Será mesmo? Isso depende muito de como você estiver analisando suas contas. Some: todo o tempo gasto no preenchimento das planilhas, as horas de retrabalho por conta de arquivos corrompidos e ainda o período que você teve que somar manualmente as informações, fazer você mesmo os gráficos e, depois de tudo isso, analisar o panorama geral.

Realizar a Gestão de sua Frota por meio de sistema online é muito mais rápido e, por isso, mais econômico. Depois de inserir os dados, o Sofit faz todo o trabalho de mensuração, organização das informações e geração de relatórios, facilitando, e muito, o seu trabalho como gestor. Dessa forma, você pode investir seu tempo em coisas como planejamento estratégico, que é muito mais importante do que preencher planilhas, e que vai fazer aumentar o desempenho de sua frota, gerando economia e eficiência.

Ou seja, se pensar na agilidade que o software online tem, vai ver que, no fim das contas, é muito mais econômico ter um sistema que não ocupe tanto o seu tempo.

2. “Na planilha, tenho mais controle e, por isso, mais segurança”.

Talvez esteja dizendo isso por que não saiba exatamente como funciona um sistema online. Funciona assim: ele armazena todos os dados de sua empresa “na nuvem” – ou seja, em um banco de dados que fica disponível na web, apenas para usuários cadastrados. Basta acessar o software de qualquer computador conectado à internet que você terá acesso a todas às suas informações. Você não corre o risco de perder os seus dados por conta de falhas no computador ou na planilha. Está tudo muito bem guardado em um local seguro dentro da web, disponível para você, quando você precisar. Além disso, sistemas online dão mais agilidade no fluxo de comunicação, facilitando a integração entre equipes e o compartilhamento de dados.

Além disso, com a planilha, você está muito mais suscetível a erros. Se colocar uma informação errada, o Excel não vai avisar que aquele dado não é compatível. Já o sistema online da Sofit avisa quando algum dado está fora do padrão. Por exemplo: se você cadastra no software que a capacidade do tanque de combustível é 400 litros e, depois, informa que abasteceu 500 litros, o sistema avisa incompatibilidade dos dados. Já a planilha, aceita todas as informações sem contestar.

3. “Minha empresa está apenas começando, ainda não preciso de um software”.

Não importa o tamanho de sua empresa ou a quantidade de veículos que você gerencia, depender de planilhas pode atrasar e atrapalhar sua administração – agora e no futuro. Planilhas são como muletas: enquanto o software on-line lhe dá agilidade e autonomia, as planilhas fazem sua gestão mais devagar e menos eficiente e, como consequência, você acaba ficando para trás.

Comece com o pé direito, comece realizando sua gestão de maneira eficiente e ágil. Além de ser um passo à frente de seus concorrentes, você está tomando ações que farão sua empresa crescer e estar preparada para entrar e competir com outras maiores no mercado. Comece pelo Software Online de Gestão de Frotas Sofit, ele foi desenvolvido também para as necessidades dos pequenos empresários. O Sofit é um sistema flexível e acessível a todos os tipos de empresas – e é mais barato do que você imagina.

Pense nas empresas que existiam muito antes de o computador surgir. O máximo de tecnologia que os administradores tinham acesso era o papel e a caneta. Depois do surgimento do computador, não fazia mais sentido eles continuarem sua gestão por meio da tecnologia ultrapassada e, naquela época, a planilha era o mais vantajoso. Hoje em dia, com o avanço da internet, ficar preso às planilhas é o mesmo que ainda usar papel e caneta: não faz sentido. Sua empresa está rumo ao futuro, então por que ainda usar tecnologia ultrapassada?

Se ainda está em dúvida sobre a eficiência do Sofit, temos um desafio para você: clique aqui, faça o teste gratuito e comprove você mesmo, na prática, todas essas vantagens do software em comparação com a planilha.

Depois, volte aqui, deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco.

1 responder

Os comentários estão fechados.